Fomentar o empreendedorismo no Vale do Taquari e trocar ideias e experiências que possam somar na arte de empreender. Duas instituições se unem imbuídas com este espírito para fazer da região um lugar progressista. O Centro de Empreendedorismo do Vale (CEV)  que fica dentro da Faculdade La Salle de Estrela, inicia uma parceria com um grupo de pessoas empreendedoras, o Taquari Valley, formado por integrantes de toda a região. A primeira visita do movimento Taquari Valley ao CEV foi realizada recentemente.  “O encontro serviu para iniciar um planejamento de atividades que possam criar sinergia no Vale, na geração e fortalecimento dos novos negócios. Estas atividades que estão sendo planejada farão parte da Olimpíada de Empreendedorismo, planejadas pelo CEV”, relata o coordenador, professor Diego Silva.

O movimento empreendedor no Brasil é bastante relevante, principalmente porque há no país  um elemento de destaque se comparado a outros empreendedores no mundo: a criatividade. A população é muito criativa no que diz respeito a desenvolver soluções inusitadas para superar momentos críticos.

No Vale do Taquari, o empreendedorismo sempre existiu e há vários exemplos de sucesso tanto no comércio quanto nas indústrias, diz o integrante do Taquari Valley, Eduardo Pittol.  “Queremos trazer para a região novas ideias, as quais estão sendo debatidas em outros lugares do mundo e adequá-las  à nossa realidade”. Com o CEV e o Taquari Valley unidos para dar impulso ao empreendedorismo, ações conjuntas deverão ser promovidas na região. “Em Estrela não havia uma organização que pudesse estimular o segmento. Agora com o CEV podemos focar em ações locais para desenvolver na cidade a arte de empreender”, salienta Pittol.

Olimpíadas do empreendedorismo

A Olimpíada do Empreendedorismo  tem o objetivo de estimular novas ideias de negócios no Vale do Taquari. “Queremos auxiliar as pessoas na elaboração de seus projetos para que sejam viáveis e ajudar na captação de recursos”, diz o coordenador do CEV, Diego Silva. As Olimpíadas vão acontecer por meio de eventos e palestras sobre empreendedorismo e gestão e os melhores projetos serão premiados.  As palestras serão promovidas nos municípios da região. As Olimpíadas ainda não têm dia para ocorrer. “Oportunamente será divulgado o edital com informações e o período de inscrições”, explica.

CEV

O CEV é um ambiente dentro da Faculdade La Salle que proporcionará serviços para fortalecer a gestão de empreendedores do Vale.  Consiste na oferta de incubadora empresarial, escritório virtual e coworking e escola de negócios. O CEV busca novas ideias e parceiros, para juntos fortalecer ainda mais o desenvolvimento sócio -econômico do Vale. O atendimento pode ser agendado pelo e-mail:  cev@lasalle.org.br

FOTO:

Parceria: Na La Salle, grupo se reuniu para dar voz e vez à atividades empreendedoras