18/11/2021

Ensino Fundamental II

Passaporte para África

ATENÇÃO PASSAGEIROS....APERTEM OS CINTOS QUE A AULA DE GEOGRAFIA JÁ VAI COMEÇAR!!!!!

As metodologias ativas são uma nova maneira de pensar o ensino tradicional. Isso porque um dos princípios da BNCC (Base Nacional Comum Curricular que deve guiar o currículo de toda a Educação Básica brasileira) é a promoção do aluno como protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem.  Portanto, as metodologias ativas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios para que eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo de ensino em que o professor detinha todo o conhecimento dentro da sala de aula.

E foi pensando nestas metodologias ativas que a professora de geografia Fabiane Meirelles, realizou com os 8º anos do colégio La Salle Esteio no turno da manhã, uma viagem para África. A Atividade consistia na produção de um passaporte para a África e, para tornar a aula mais dinâmica, a docente se vestiu de comissária de bordo e combinou com a classe para eles virem como se fossem viajar de férias.

Então, a professora produziu e entregou antecipadamente passagem área para tornar a aula mais imersiva. Na primeira etapa cada aluno recebeu suas folhas para montar o passaporte: capa, dados pessoais, mapa político da África e caracteristicas gerais de 8 países pré selecionados - Egito, Argélia, Marrocos, Nigéria, Tanzânia, Angola, África do Sul e Madagascar. A segunda etapa os alunos deveriam colorir o mapa político os países selecionados utilizando os critérios de regionalização sociocultural estudado em aula, destacando a África do Norte e a África Subsaariana.

Na terceira etapa os alunos tinham que preencher o passaporte com dados de cada país, como presidente, país colonizador, moeda, principal atividade economia, curiosidade do país, entre outros. Para finalizar a atividade em grupo os alunos escolhiam um país para montar um roteiro turístico. Os alunos adoraram a atividade e teve até serviço de bordo! Conteúdo vivenciado, é conteúdo jamais esquecido!

Confira as fotos clicando AQUI