24/02/2021

Ensino Fundamental II

Volta às Aulas no 6º ano 2021: Estreia Especial

Dia 17 de fevereiro, foi o primeiro dia de aula dos alunos do Colégio La Salle Esteio. Data muito esperada por todos mas, especialmente, pelos alunos do 6º ano.

Chegar ao 6º ano é um momento bastante marcante na vida dos educandos e suas famílias. Indica a conclusão do Fundamental I e muitas mudanças na rotina escolar, como o contato com muitos professores e suas respectivas disciplinas, o aumento da demanda de atividades e o fato de ter que acordar cedo diariamente. Pela primeira vez, devido à pandemia, para os professores do 6º ano também foi um momento diferente e desafiador. Como receber, em uma estreia, nossos alunos no contexto do Ensino Remoto?

A resposta encontrada foi realizar um Plano Interdisciplinar para as três turmas. Dessa forma, contando com a motivação dos professores, a proposta se estendeu para os três primeiros dias de aula. No primeiro dia, os professores André, Camila, Diogo e Leonardo fizeram a recepção dos alunos com uma reflexão referente à Campanha da Fraternidade e realizaram uma dinâmica de apresentação. Depois disso, cada um desenvolveu atividades relacionadas a sua disciplina, destacando em todas elas o cuidado com o outro, consigo mesmo e com a alimentação.

Já no dia seguinte, os alunos tiveram aula com as professoras Camila, Catiane, Carla, Dionéia e Fabiane. A aula iniciou com um momento de reflexão e, em seguida, os alunos foram convidados a realizar uma visita virtual à Exposição “Pratodomundo” do Museu do Amanhã. Em seguida, cada professora realizou atividades a partir da visitação ao Museu com a temática da alimentação saudável.

No terceiro encontro, os professores Catiane, Diogo, Dionéia, Grasiele e Maria Adriana conduziram as atividades da manhã. Os alunos assistiram ao vídeo da Rede La Salle “Você faz parte do milagre” e, também, um trecho do filme “O pequeno príncipe”. A partir desses materiais, foram realizadas reflexões e atividades. Além disso, durante as aulas, os professores conversaram com os alunos sobre a rotina e realizaram algumas combinações com as turmas. A Orientadora Educacional Janaína também desenvolveu um trabalho com os mesmos sobre a rotina, postura e organização.

Foram três dias produtivos e que representam muito do que esperamos para o nosso ano letivo: acolhida, afeto, aprendizado, cuidado, motivação, milagre, esperança e muito mais!

Galeria de FotosCLIQUE AQUI

Texto: Professora Camila Azeredo - Língua Portuguesa.

Professores participantes:

André- História