30/09/2019

Turismo Rural - 7º Ano

Os desafios que o sistema educacional apresenta ao longo destes últimos anos demandam práticas educativas inovadoras. Neste sentido, o presente projeto teve como propósito oferecer aos alunos do 7º ano uma demonstração das práticas de cultivo de plantas e hortaliças orgânicas, estudo sobre água e solo, conservação do meio ambiente e observação da fauna e da flora. Com isso, os alunos vivenciaram, na prática, os assuntos abordados em sala de aula.

Nesse sentido as professoras Fabiane Meirelles (Geografia) e a Priscila Vaz (Ciências), desenvolveram um projeto para que os alunos tivessem uma experiência no meio rural, além de favorecer o aprendizado dos estudantes em relação aos conteúdos específicos desenvolvidos em sala de aula, também possibilitaram a compreensão e valorização do trabalho do agricultor e das suas atividades produtivas.

Hoje, sabe-se que a zona rural ocupa 30% do território de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Abrangendo 11 bairros, onde se localizam as propriedades que fazem parte dos Caminhos Rurais.

A agroecologia e sua diversidade, bem como a criação de ovelhas e cavalos, despertam interesse neste destino que conta hoje com diversos empreendimentos, com diversos potenciais e atrativos como espaços para Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Rural e de Estudos, com tematizações diversas. Além desses diferentes segmentos do turismo, os Caminhos Rurais buscam um novo modelo de desenvolvimento turístico, pautado no associativismo e no protagonismo da comunidade local. Uma das propriedades que fazem parte deste roteiro está o Sítio do Mato, no qual os alunos visitaram.

Foi de grande importância para os educandos a visitação no Sítio do Mato, em Porto Alegre, pois puderam compreender alguns conceitos, na prática, do turismo rural pedagógico permitindo com que tivessem experiências enriquecedoras.

Galeria de FotosCLIQUE AQUI

Professoras Fabiane e Priscila.