08/11/2018

Novidade: La Salle Esteio adquire uma Impressora 3D

Tecnologia e educação: um olhar para o futuro

O Colégio La Salle Esteio está permanentemente preocupado com o futuro dos estudantes Lassalistas. Para isso, preparou o lançamento de uma tecnologia inédita entre os Colégios da Rede La Salle. É a impressora 3D, que poderá revolucionar a educação nos próximos anos.

Um levantamento da ManpowerGrop -  multinacional especializada em recrutamento e seleção - estima que 64% das funções que vão existir daqui a 2 anos ainda não foram inventadas. Segundo dados, a tecnologia é a grande responsável por definir como será o mercado de trabalho, em um futuro próximo. Para conseguir um espaço nessa nova realidade os candidatos terão que encontrar qualificações que acompanhem esse avanço. É impensável imaginar que não haverá inovação de recursos tecnológicos, envolvidos nessas novas profissões.  Afinal, a tecnologia transformou e ainda vai transformar muito o modo vivemos. A cada momento novos recursos surgem para facilitar a vida das pessoas e instituições de ensino nesse sentido, os educadores não podem ficar indiferentes a isso.

Pensando nisso, o La Salle Esteio, adquiriu uma impressora 3D que vai transformar algumas aulas do nosso Colégio. O Diretor, Irmão Rafael Alexandre Zydeck, mostra-se preocupado quando o assunto é inovação e qualidade na educação. Para isso, o Colégio é o primeiro da Rede La Salle a usar a impressora 3D em sala de aula. Destaca ele que o Colégio tem um projeto, sendo que o uso desperta o interesse do aluno, proporcionando o desenvolvimento de múltiplas habilidades, assim como o pensamento crítico e a criatividade.

No contexto da Instituição, a impressora vai ser um recurso fantástico, pois ela estimula os estudantes e professores, fortalecendo o engajamento com a ciência, tecnologia, engenharia, matemática, além de focar na resolução criativa de problemas. O maior benefício, destaca o Irmão Rafael, é o da qualidade do aprendizado, formando estudantes mais capacitados e qualificados para as profissões que ainda estão por vir. Irmão Rafael destaca que em países desenvolvidos, como a Austrália, Estados Unidos e Inglaterra, a impressão 3D é feita em escala nas Instituições de ensino.

Imaginem-se estudando a biologia e imprimindo ossos e animais, ao invés de dissecar, como antigamente. Nas aulas de história podemos imprimir as pirâmides de Gizé ou de Teotihuacan. Em geografia, há a possibilidade de criar representações topográficas das regiões estudadas. Em matemática, podemos criar jogos que estimulem a aprendizagem do nosso aluno. Assim, podemos relacionar com todas as matérias.

Para que isso venha ocorrer, o projeto piloto abarcará 04 turmas neste ano e vai ser estendido às demais, no ano seguinte. Nesse primeiro momento, os alunos terão o culminar de um projeto com a fabricação de impressão 3D. Em segundo momento, um grupo de alunos e dois professores, no horário contraturno, terão um curso de impressão e das técnicas do software, e no ano seguinte esse grupo multiplicará para as turmas. O Diretor destaca que a impressora 3D estimula uma interação entre alunos e professores, além de que é possível explorar inúmeras possibilidades. Ele adianta que o Colégio já utiliza outras tecnologias como iPads, óculos de realidade virtual e realidade aumentada.

A Direção.