26/12/2017

Pastoral

Ações do Natal Solidário 2017

Sempre que o Natal acontece, o espírito solidário costuma se revigorar. A data tem sensibilizado a comunidade educativa do Colégio La Salle Dores, que a cada promove a campanha Natal Solidário. Em 2017 não foi diferente. As ações desenvolvidas culminaram com a arrecadação de material escolar, panetones, vestuário, brinquedos, além da sensibilização e vivência do espírito natalino dos envolvidos.

Nesse clima solidário, de fazer o bem ao próximo, o Colégio La Salle Dores apresenta os resultados das ações desenvolvidas neste ano.

- Lar dos Velhinhos:

Os 26 idosos do Lar dos Velhinhos foram atendidos com presentes arrecadados juntamente com os alunos e familiares. A dinâmica funcionou através de cartas com pedidos dos próprios idosos. Cada turma do Ensino Fundamental I, sob a orientação e supervisão das professoras, adotou um idoso e se responsabilizou pelo presente de Natal. Também foram arrecadados itens de higiene pessoal e roupas através da cesta de coleta na Recepção do Colégio.

A entrega foi realizada pelo Diretor, Irmão José Vendelino Flach, que visitou o asilo situado na cidade de Rio Grande, nos dias 02 e 03 de dezembro.

- Crianças em situação de vulnerabilidade social do La Salle Esmeralda

Na Escola La Salle Esmeralda, 125 crianças de Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental foram atendidas com a doação de materiais escolares. A dinâmica funcionou por meio da “Árvore Solidária” montada na Sala dos Professores, junto à qual foram dispostos cartões com o nome e a idade de cada criança do La Salle Esmeralda.

Os colaboradores dorenses foram convidados a adotar uma criança e presenteá-la com um kit de material escolar. A entrega aconteceu no dia 11 de dezembro, com a visita do Grupo de Voluntariado do Colégio, coordenado pelo professor Ricardo Backes e pelo assessor de Pastoral, Fabiano Truccolo, além das professoras do Turno Integral, Angélica Silva e Luciane Bandeira.

- Arrecadação de Panetones

No dia 24 de novembro o Colégio La Salle Dores promoveu uma Missa Eucarística em homenagem aos alunos formandos de 2017. Na ocasião, a comunidade escolar foi convidada a doar panetones. Os panetones arrecadados foram entregues aos idosos do Asilo Lar de Idosos, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, pelo Grupo de Jovens do La Salle Esmeralda.

- Arrecadação de Brinquedos

Entre os dias 14 de novembro e 15 de dezembro, durante as apresentações de encerramento da atividade extraclasse de Teatro, coordenadas pelo profº Terence Boeira, foram arrecadados brinquedos e alimentos como “ingresso simbólico de entrada” para os espetáculos teatrais apresentados. Cerca de 50 Kg de alimentos foram arrecadados e entregues a famílias acompanhadas pelo serviço de Assistência Social da Vila Esmeralda, e 333 brinquedos foram entregues às crianças de até 10 anos de idade, beneficiárias do La Salle Esmeralda.

- Arrecadação de Agasalhos

Durante o segundo semestre de 2017 foram arrecadadas 1.892 peças de roupas nas caixas de coleta dispostas nas Recepções do Colégio. O montante arrecadado foi destinado às famílias em situação de vulnerabilidade social da Vila Esmeralda e ao Lar dos Velhinhos, em Rio Grande.

O Colégio La Salle Dores agradece à comunidade escolar pelo significativo apoio às crianças e idosos. Que Deus ilumine e abençoe a cada um na bela jornada da vida.

Um abençoado ano de 2018!