10/06/2021

A Cultura dos Indígenas Brasileiros

No final do mês de maio, os alunos do 4º Ano, foram apresentados a alguns objetos que eram utilizados pelos povos indígenas do Brasil: rede, colher de pau, gamela, porongo, cestos e instrumentos musicais. Muitos deles, ainda estão presentes no nosso dia a dia, como também na nossa culinária típica: pipoca, pinhão, batata-doce, aipim, milho e tapioca são exemplos.

Na atividade os alunos identificaram e descreveram territórios étnico-culturais existentes no país, tais como terras indígenas e de comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios. Também perceberam as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutiram suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.