15/05/2013

Dia de São João Batista de La Salle

Nesta quarta-feira, 15 de maio, é celebrado o Dia de São João Batista de La Salle, fundador da Rede La Salle. Neste mesmo dia, em 1950, o Papa Pio XII declarou São João Batista De La Salle Padroeiro Universal dos Professores e Estudantes de Magistério. No Rio Grande do Sul, por ato do Governador Ildo Meneghetti, La Salle foi escolhido como Patrono do Magistério Gaúcho.

Nascido em Reims, na França, em 30 de abril de 1651, La Salle era filho de Louis de La Salle e Nicolle Moët de Brouillet. João Batista dedicou-se à formação de professores destinados à educação de crianças e jovens, principalmente dos mais pobres. Sua missão, entretanto, encontrou oposição nas autoridades eclesiásticas, que não desejavam a criação de uma nova forma de vida religiosa, uma comunidade de leigos consagrados, ocupando-se das escolas, juntos e por associação. Os paradoxos educativos da época, também foram contrariados pelas práticas inovadoras e o desejo de gratuidade absoluta para todos que João Batista defendia.

Em 1651 fundou o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, também conhecidos como a Ordem dos Irmãos Lassalistas. Trata-se da primeira congregação religiosa masculina constituída exclusivamente de religiosos leigos, isto é, não sacerdotes. La Salle contribuiu para o surgimento da "civilização escolarizada", defendendo a obrigatoriedade do ensino também para a classe popular, possibilitando o acesso à educação pela gratuidade universal e cooperando para a melhoria da escola.