02/03/2020

Dicas sobre Lanches Saudáveis

Dica 1: O dia do preparo do lanche pode ser muito divertido e um momento da família, neste dia a criança pode auxiliar os pais a preparem o lanche ou auxiliar a escolher o mesmo no mercado/feira. Além de a criança interagir com os pais, ela irá aumentar seu apetite ao comer aquele alimento.

Dica 2: Escolha alimentos que a criança já conhece e come no seu dia a dia, caso queira ofertar um alimento novo para a mesma, sugiro que envie juntamente um outro alimento conhecido, assim ela irá experimentar e caso recusar terá o outro para complementar.

Dica 3: Sabemos que normalmente é sempre agitado o nosso dia a dia, muitas vezes não sobra tempo para elaborar algo, mas quando isso acontecer os lanches podem ser com algo que ‘sobrou’ do café da manhã por exemplo.

Dica 4: Diversifique os lanches, assim como nós adultos as crianças também podem enjoar-se de comer os mesmos lanches. Assim sugiro que faça um ‘rodízio’ com coisas que a criança goste e em algumas semanas insira novos alimentos. Por exemplo: empadinha de frango saudável, bolo de cenoura, sanduiche com patê caseiro, pizza de atum caseira. Todos os lanches conter na lancheira também uma ou duas frutas, e a mesma deve mudar de acordo com as preferências de cada um.

Dicas para o lanche primavera/verão: Sanduiche natural, Pão com patê saudável, Biscoito caseiro saudável, Empadinha de frango saudável, Gelatina Caseira, Crepioca, Pão de queijo saudável, Bolos saudáveis doces ou salgados, Salada de frutas, Iogurte com frutas ou granola/aveia/chia, Batata doce, Legumes em geral. Todos estes podem ser alterados ou feitos com uma apresentação colorida e bonita.

* Se possível que a lancheira da criança seja térmica, para melhor armazenamento e menor risco de contaminação deste alimento.

*Importante lembrar que essas são apenas algumas dicas, não necessariamente precisam ser sempre realizadas como modelo, usem e abusem da criatividade. O incentivo a alimentação saudável e o futuro do seu filho estão em suas mãos e nós como escola vamos estar sempre ao lado para ajudar.

Muito obrigada e desejamos a todos uma ótima semana!

Demais dúvidas ou sugestões podem entrar em contato

Nutricionista Vitória Andretta - CRN 2 9765P

+55 (54) 3220.3500