06/03/2019

Colégio celebra 111 anos

Nesta quarta-feira, 6, alunos e equipe educativa celebraram os 111 anos do Colégio La Salle Canoas. A instituição, desde 1908, busca dar continuidade à obra educativa para a formação humana e cristã iniciada por São João Batista de La Salle.

Os mais de 2 mil alunos, no início das aulas, participaram de uma reflexão especial, na qual professores recordaram a história da instituição. A comemoração também contou com a distribuição de picolés, para todos os estudantes, e de balões alusivos à data, para alunos da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental.

Leia a reflexão e conheça ou relembre um pouco da trajetória lassalista em Canoas:

É TEMPO DE CELEBRAR OS 111 ANOS

Celebrar os 111 Anos do Colégio La Salle Canoas é situar-se no contexto das obras educacionais lassalistas no mundo. Como elas, sua referência última se encontra em São João Batista De La Salle e na obra por ele iniciada, o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs. É uma obra que tem seu começo na “modernidade”, que antecede, na França, ao início do crescente êxodo da população rural para a cidade.

Falar em Canoas, falar dos Irmãos Lassalistas em Canoas, falar dos ex-alunos dos Irmãos Lassalistas em Canoas, é lembrar o passado de êxitos e fracassos do início da expansão da Obra Lassalista em favor da criança e do jovem no Brasil

Assim como em Reims, na França, a iniciativa de São João Batista De La Salle significou o ponto de partida de uma Obra Educativa pioneira e criativa, mas, ao mesmo tempo, árdua e combatida, o Instituto São José de Canoas, de 1908, teve um começo difícil. Março 1908, constitui o marco fundamental da consolidação e expansão da Obra Lassalista no Brasil, pois é nesta data que o Instituto São José de Canoas, hoje Colégio La Salle Canoas abre as suas portas para a formação de jovens.

Canoas, situada em meio a campos e a plantações de arroz, e Distrito do Município de Gravataí, acolheu, no mês de fevereiro de 1908, a 13 Irmãos que, no dia 04 de março, iniciaram seu labor educativo, com alunos externos e internos. Hoje, 111 anos depois, exercem a tarefa educativa junto aos mais de 2.000 alunos: 98 professores, 02 Supervisores, 07 Coordenadores, 90 Pessoas Técnico-Administrativas e de Serviços Gerais, e 49 Estagiários. Todos, cada um na sua especificidade, buscam dar continuidade à obra educativa para a formação humana e cristã iniciada por São João Batista de La Salle.

Viva Jesus em Nossos Corações!

Para Sempre!