03/06/2013

Projeto Confabulando

Com o desejo de educar e fazer sonhar remetendo-nos a práticas tão comuns como no tempo em que a vovó sentava-se na velha cadeira de balanço e prosava horas nos encantando com as histórias que os grandes fabulistas nos presentearam, o PROJETO CONFABULANDO faz uma releitura teatral das fábulas selecionadas por Monteiro Lobato de Esopo e La Fontaine.

Baseada no estudo da obra, os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, recontaram as histórias com personagens que ainda hoje permeiam a mente de muitos adultos, como: Carneiros unidos contra uma raposa, Um burro metido a juiz e Um macaco que passa a perna no gato. Estes e outros animais povoaram a mente e o coração, também, das crianças do Ensino Fundamental I, público que carinhosamente prestigiou nossos estudantes nas apresentações no Auditório do Bloco C e no Teatro da Árvore do Colégio La Salle.

E, claro, com a ilustre narrativa da vovó e de Dona Benta, as histórias ganharam um gostinho especial, principalmente com os comentários e perguntas de Narizinho, Pedrinho, Visconde e toda a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo. É inevitável não mencionar que as fábulas foram acompanhadas dos comentários curiosos e os “assanhamentos” da boneca Emília.

O projeto, em fase de construção das releituras, promete mais um momento de reflexão e ensinamento. Logo, fantasiosos e ilustres personagens voltarão desejosos de sorrisos e cheios de histórias.

Professoras Priscila Amaray e Ediene Matos de Língua Portuguesa