13/09/2021

Vem aí o VI SINULA!

Estão abertas as inscrições para a VI edição da Simulação das Nações Unidas La Salle    de (SINULA). O prazo para inscrição dos alunos que desejam participar do projeto vai  até 17 de setembro. O tema norteador do projeto em 2021 será: COVID-19 e os desafios geopolíticos para a sociedade global. Participam do projeto as quatro comunidades educativas lassalistas do Distrito Federal (Águas Claras, Brasília, Núcleo Bandeirante e Sobradinho).

Devido a pandemia da COVID-19, esse ano, o encontro será dividido em um momento on-line e outro presencial, que acontecerão nos dias 29 e 30 de outubro, sendo o encontro físico na unidade do La Salle Núcleo Bandeirante.

O objetivo da SINULA é difundir os ideais das Organizações das Nações Unidas (ONU), por meio de seu viés pedagógico e atual para a formação de jovens mais conscientes de sua realidade, assim como das dinâmicas que os cercam. Além disso, proporciona aos estudantes um estímulo à percepção crítica quanto à formulação do comportamento de negociadores políticos do Brasil e do mundo, colaborando na formação de um cidadão mais consciente, crítico, solidário, equilibrado e engajado na busca de seu papel na sociedade; alguém que viabilize o progresso e transforme o panorama social em que estiver inserido.

Estrutura do SINULA:

Dentro do tema norteador, as unidades são divididas em países e os estudantes em comitês para discutir os temas, ficando dividido da seguinte forma:

La Salle Águas Claras – Estados Unidos – Israel - Colômbia

La Salle Brasília – Alemanha – Rússia - Haiti

La Salle Núcleo Bandeirante – Reino Unido – Brasil - Índia

La Salle Sobradinho – França – China – África do Sul

Após a divisão dos países, acontece a divisão dos comitês.

CONSELHO DE SEGURANÇA - temática:

A era digital e os desafios para combater o terrorismo.

PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) – temática:

As consequências do aquecimento global para as florestas tropicais.

OIT (Organização Internacional do trabalho) - temática:

As consequências da pandemia para o mercado de trabalho.

OMS (Organização Mundial da Saúde) - temática:

Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem estar para todos, em todas as idades.

Os estudantes interessados em participar devem procurar a coordenação para mais informações.