26/12/2019

Educação Nacional

Formação Integral Lassalista além da sala de aula

escola possui um papel fundamental no desenvolvimento de aprendizagens múltiplas, no contexto da educação contemporânea. Diante das inúmeras transformações socioculturais e dos avanços tecnológicos, gestores e professores têm enfrentado o grande desafio de capacitar os estudantes para aplicar o que se aprende em situações novas na vida e, futuramente, no trabalho focado nas competências e habilidades esperadas para o século 21.

Neste novo contexto, a preocupação com o ensino tradicional, com ênfase apenas no excesso de conteúdos, sem aproximação com a realidade e aplicabilidade do conhecimento, tem sido substituída por um ensino contextualizado por meio de métodos que buscam envolver os estudantes na construção do conhecimento de forma ativa e criativa. Não basta apenas conhecer e compreender conceitos, é preciso saber utilizá-los para analisar e resolver problemas do cotidiano de acordo com a faixa etária dos estudantes.

Por isso, é fundamental que a família conheça, compreenda, análise e avalie bem a proposta pedagógica no momento da escolha da escola para o seu filho. Um currículo escolar crítico, dinâmico e flexível auxilia no processo de aprendizagem dos estudantes nos domínios cognitivo, interpessoal e intrapessoal, colaborando para o desenvolvimento integral do sujeito.

Atentos a esses desafios, a Proposta Pedagógica do Colégio La Salle Águas Claras tem como objetivo ensinar os estudantes a aprender a pensar, a ser e a conviver em um mundo em constantes transformações. Pensando nisso, apresentamos diversos espaços de aprendizagens para o planejamento de experiências que estimulam uma prática pedagógica personalizada, que valoriza os talentos de forma global. As atividades curriculares e extracurriculares ofertadas respeitam os ritmos dos estudantes e atendem as demandas das famílias.Para que os alunos possam desenvolver-se nos três domínios da aprendizagem, o Colégio tem investido prioritariamente em trilhas de formação continuada para capacitar os professores a trabalhar, de forma interdisciplinar, os conteúdos necessários, aliando as práticas tradicionais às metodologias ativas (sala de aula invertida, aprendizagem baseada em situações problema, projetos, rotações por estações e times/equipes) com excelência, flexibilidade e inovação. A formação dos professores e colaboradores têm refletido sobre essas mudanças na educação e repensado as formas de organização do trabalho pedagógico de maneira sistêmica em busca da construção de práticas significativas que, ao mesmo tempo, desenvolvam as habilidades cognitivas e socioemocionais, bem como explorem as inovações tecnológicas para atender as necessidades e os interesses dos estudantes.

A instituição, além de possuir uma ampla e segura estrutura física com uma incrível área verde, tem dedicado esforços na reforma e na construção de diversificados espaços pedagógicos, com a finalidade de garantir as condições necessárias para que o processo de ensino/aprendizagem aconteça (Biblioteca, Sala Google, Centro Esportivo, Estação de Tratamento de Água, Projeto de Eficiência Energética, Trilha Ecológica, Fazendinha, Praça das Mangueiras, Laboratório de Ciências, Cozinha Experimental, Teatro, entre outros). Para o Diretor do Colégio, Ir. Eucledes Fábio Casagrande, o nosso espaço escolar inspira professores a criarem novas configurações para o ensinar e o aprender. “Acreditamos que o espaço físico influencia na aprendizagem, já que espaços fechados podem restringir a capacidade de movimentar, pensar e fazer, enquanto espaços abertos incentivam atividades mais práticas e criativas, em que os estudantes aprendem fazendo”., afirmou.

Portanto, no momento da definição da escola para o seu filho, é fundamental observar a Proposta Pedagógica e todo o espaço disponibilizado para verificar as atividades que estimulam o crescimento intelectual, emocional e físico das crianças e adolescentes.