18/04/2018

Ensino Fundamental I

Ciranda da Leitura: Circuito Sensorial

Com o intuito de utilizar metodologias e práticas que possibilitem a formação de estudantes mais criativos, críticos e reflexivos, iniciamos na semana de 09 a 13/04, o projeto “Ciranda da Leitura”. Com um divertido desafio sensorial, as atividades aconteceram durante as aulas de educação física sobre supervisão da professora regente. Foi entregue o acervo de livros que será utilizado durante todo ano letivo pelos estudantes.

O objetivo é desenvolver, valorizar e aguçar os sentidos dos estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. O circuito consistiu em uma série de provas sensoriais nas quais os estudantes tinham que realizar às cegas, voltando a atenção para o autoconhecimento, os anseios, as limitações e a integração com as propriedades de objetos (tamanho, forma, textura, cheiro, som). A estudante, Ana Clara Dias, do 3º ano relatou que no momento da aula do professor de Educação Física percebeu como é difícil fazer algo sem enxergar. "Na leitura também é assim, precisamos ler com amor para sentir as emoções por meio da imaginação”, afirmou.

Acreditamos que o circuito e outras atividades sensoriais estimulam a inteligência, auxiliam na criatividade e aguçam a imaginação permitindo que os estudantes aprendam de forma lúdica e, consequentemente, pratiquem a leitura de livros de forma prazerosa. A estudante, Letícia Farias, do 5º relatou que o circuito foi divertido. "Percebi que o objetivo da dinâmica era fazer com que imaginássemos momentos inesquecíveis e diferentes. Da mesma forma quando estamos lendo um livro e imaginamos o final da história, ficamos ansiosos para descobrir se era o que pensamos no início”, disse.

Clique Aqui e confira mais fotos!

Ariela Farias

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I