08/06/2018

Institucional

Educação Profissional

Educação Profissional

  A Escola Agrícola La Salle participou na quinta-feira, dia 23, e na sexta-feira, dia 24, do III Congresso Nacional do Ensino Agrícola (Conea), o VI Congresso Estadual dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (Cetasc) e o XI Encontro Estadual do Ensino Agrícola de Santa Catarina (Eneasc). 

 O objetivo do evento foi mobilizar os professores das escolas sobre a responsabilidade na formação técnica de excelência, com responsabilidade e ética, colocando profissionais no mercado de trabalho que tenham condições de desempenhar suas funções e atribuições profissionais conforme prevê a lei.

 O presidente do Conea, Gerson Batistella, explica que o déficit de aprendizagem dos alunos que chegam ao Ensino Médio é um dos obstáculos enfrentados pelas escolas e institutos que trabalham com Ensino Técnico Agrícola no país. “Uma das dificuldades que a gente percebe é que o aluno vem com muita defasagem ao Ensino Médio. A nossa missão é bastante complexa. Muitas vezes, recebemos alunos que mal sabem ler e escrever. Neste contexto, fica evidenciada a grande falha da educação em nosso país. Não precisamos nem dos indicadores que apontam que a nossa educação é ruim, ela está com problemas e a gente percebe isso em sala de aula. Temos um grande desafio, uma vez que não preparamos mão de obra, nosso objetivo e responsabilidade é preparar profissionais com formação integral, para serem empreendedores rurais, comerciais e agroindustriais. Formar e motivar para a sucessão familiar.  

 Na quinta-feira à noite no Salão Social do Clube 29 de Julho foi lançado o livro intitulado “A proposta Catarinense para o ensino Técnico Agrícola no Brasil”. A obra foi organizada pelo Conea. Conforme acrescenta Gerson Batistella presidente do Conea, “é um livro de extrema importância, pois não estamos propondo uma matriz curricular, mas sim as competências e habilidades que precisam ser trabalhadas nas escolas, para que os profissionais possam exercer sua profissão em plenitude. O nosso objetivo é que esse trabalho chegue às escolas de todo o Brasil”.

 

< voltar