15/05/2018

Homenagem a São João Batista de La Salle

São João Batista de La Salle – Patrono Universal dos Professores.

Nascido em 1651, na França. Sacerdote muito interessado nos “meninos de rua”, de Reims, sua cidade. Fundou a primeira Escola normal para formação de professores para suas escolas. Preocupou-se muito com o magistério. Fez a primeira escola de aplicação. Organizou o ensino primário. Organizou escolas profissionais e para adultos. Seu empenho com a educação foi constante. Deu sua vida por essa causa. Deixou várias obras pedagógicas, religiosas e de teologia.

Em 1900 – foi declarado Santo.

Em 1950 – Pio XII declarou-o Patrono Universal dos Professores, por tudo o que fez pela Educação.

Fundou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, lassalistas, voltados para a educação. La Salle está espalhado por 85 países, levando a sua mística e pedagogia.