27/03/2020

Ensino em tempos de #ficaemcasa

Sexto ano A, B, C, D e as letras prosseguem no alfabeto até atingirem a consoante “H”. Oito turmas ingressaram no Ensino Fundamental Anos Finais em 2020. No 9º ano, por sua vez, o ponto de parada é a letra “G”. São sete as turmas que se despedem deste mesmo segmento. O volume poderia assustar, mas é motivo de ânimo para as oito orientadoras educacionais que foram em cada sala do Colégio La Salle Abel nas primeiras semanas de março para fazer um convite: “Nos procurem, vamos elaborar juntos um plano de estudos”. Essa proximidade com os alunos é um dos diferenciais lassalistas e do projeto “Metodologias de Estudo”, desenvolvido a partir do cuidado caso a caso com os estudantes. Tal proximidade segue existindo, mas agora de novas formas. Pouco tempo após as orientadoras convidarem ao contato físico, à batida na porta, ao acolhimento face a face, o Brasil passou a enfrentar pandemia que já assolava outros países. E o ensino/aprendizagem precisou se adaptar diante dos riscos de contágio do novo coronavírus (COVID-19). Para evitar a disseminação da doença, a comunidade educativa está em casa, mas a casa virou abrigo também da educação.

A partir da próxima segunda-feira (30/03) tem início o Regime Especial Domiciliar. Será de seus lares que os alunos retomarão o ano letivo, medida que vai de acordo com as determinações do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Decretos nº 46.970, 46.973 e 46.980 respectivamente de 13, 16 e 19/03/2020). Baseados no planejamento dos componentes curriculares, os professores irão abrigar na plataforma Google Classroom roteiros de conteúdo, vídeos, podcasts e apresentações. Aulas ao vivo também estarão disponibilizadas ali para serem novamente consultadas. A utilização da plataforma já era uma realidade para a Rede La Salle de Niterói desde novembro de 2017, quando foi assinada parceria permitindo o acesso dos lassalistas às potencialidades do Google for Education.

Os materiais elaborados são voltados para todos os segmentos, da Educação Infantil, com suas particularidades, como o maior envolvimento dos pais, ao Ensino Médio. Os professores orientarão o desenvolvimento dos conteúdos considerando os melhores formatos para cada ano de escolaridade. Para os alunos do Turno Complementar há ainda mais novidades.  Eles receberão atividades extras para o que representaria o tempo de contraturno no colégio, quando estão em contato, por exemplo, com a música, o teatro, os idiomas, a inteligência emocional e os exercícios físicos. Os alunos contarão com sugestões de práticas dessa natureza para o período de aulas remotas.

Antonio Pina, Supervisor Pedagógico do Abel, acredita que a união da comunidade acadêmica fará a diferença: “O momento é de adaptação e aprendizado, estamos buscando alternativas e consultando, para isso, diversas fontes. Temos como foco a formação integral dos nossos estudantes e precisamos agir com cautela para entregar o melhor a eles. Sairemos fortalecidos desta pandemia por contarmos com o apoio da família lassalista”.

Para este novo momento vivido pelo colégio, sementes plantadas lá atrás podem fazer toda a diferença. É justamente o que acontece com o projeto “Metodologias de Estudo”, do Serviço de Orientação Educacional.  O uso do plural na palavra “metodologia” não é por acaso, afinal é preciso levar em consideração as particularidades de cada educando, que tem habilidades específicas, maior inclinação a determinadas áreas do saber do que a outras, temporalidade própria de aprendizagem. Atentas a essas características, as orientadoras educacionais do Colégio auxiliam cada aluno a elaborar um plano de estudos, que serve de guia durante todo o ano. Nesse processo, uma rotina é construída de acordo com o horário de aula e as atividades extras do educando. Temas como otimização do tempo, a importância da boa alimentação e a qualidade do sono também estão frequentemente em pauta junto aos alunos.

Em entrevista ao site do Colégio La Salle Abel, Zélia Oliveira, orientadora do turno da manhã das turmas de 6º e 7º anos, apresentava antes da emergência da pandemia alguns motes do “Metodologias de Estudo” que agora poderão gerar frutos cruciais: “O objetivo é orientar os alunos na sua organização em casa e na escola para obter o melhor desempenho, além de auxiliar na concentração. As crianças lidam muito com a tecnologia e queremos ajudá-las a entender que as mídias podem ser aliadas na organização. Mas é preciso que elas aprendam a usá-las para esse fim. Responsabilidade, empenho e organização compõem o tripé necessário para o sucesso nos estudos”. Nesta semana alunos e professores passaram por familiarização junto ao Classroom exatamente para aprenderam a utilizar a tecnologia para o que deve continuar sendo construído: o ensino/aprendizagem, mesmo que remotamente.

Por Luiza Gould e Thainá Nogueira

Colaborou: Camila Reis