10/01/2020

Bibliotecas

Grandes coisas pelos Caminhos de La Salle

Grandes coisas pelos Caminhos de La Salle

“As grandes coisas que o Senhor faz no mundo com os humildes são possíveis porque a humildade é como um vazio que deixa lugar para Deus”.  A fala do Papa Francisco na festa da Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto de 2017, cita grandes feitos que são da vontade de Deus e que colocamos em prática a partir de pequenas atitudes aliadas à fé. Em 2020, as unidades da Rede La Salle em todo o mundo têm como mote principal o tema “Grandes Coisas São Possíveis”, reflexão lassalista que já está sendo vivenciada no Colégio La Salle Abel através de atividades e dinâmicas. Através da passagem bíblica de São Lucas (13,19), a comunidade educativa entende como atitudes do tamanho de um grão de mostarda podem se tornar grandes, tal qual a árvore que dá origem à semente. Apesar da campanha ser pensada para o ano que vivemos, já em  2019 o colégio deu passos que reforçam este sentido. Passos que trilharam os “Caminhos de La Salle”. 

Esse foi o nome da peregrinação feita por 21 colaboradores da Rede, dez deles do Abel, em novembro, percorrendo os locais por onde São João Batista de La Salle passou desde o início de sua vida. Naquela ocasião, ir à França em busca das origens significou colocar-se em movimento em prol da celebração pelo legado dos 300 anos do fundador.   

Delano Costa, coordenador do Serviço de Pastoral do Colégio La Salle Abel, foi um dos peregrinos dessa viagem. O grupo formado por Irmãos lassalistas, professores, coordenadores e familiares, esteve em Paris, Reims e Roma.  “Tivemos a oportunidade de conhecer o lugar onde La Salle nasceu e teve o início de sua vida vocacional ”, conta o coordenador.

  

São João Batista de La Salle iniciou sua missão em Reims, uma comuna localizada no nordeste da França, distante 130 km da capital do país. Foi lá que Luis de La Salle e Nicole Moët criaram João. Foi também lá que ele, já sacerdote, se comoveu com a situação dos mais pobres, decidiu abrir mão de seu lar e de sua fortuna e criou o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, para atender esse público. Fundada em 1679, a congregação religiosa de Irmãos leigos, que levam uma vida consagrada, dedica-se desde então à educação, tendo sob sua responsabilidade nos dias de hoje aproximadamente um milhão de alunos em cerca de 80 países.  

Pisando naquela terra,  os colaboradores reforçaram em quinze dias o carisma lassalista, indo muito além de fotos ou da compra de presentes. Foi uma chance de reconexão com o fundador. “A forte experiência que a caminhada trouxe a cada um dos participantes ecoou  nos corações dos peregrinos, uma oportunidade ímpar para renovar a paixão pela educação cristã das crianças e jovens”, finaliza Delano Costa. A semente plantada por São João Batista de La Salle transformou-se em imensa herança, em uma viagem carregada do sentido de pertencimento e na certeza de que grandes coisas são possíveis.

Por Camila Reis

Comunicação e Marketing Colégio La Salle Abel

 

< voltar