02/10/2019

Solenidade de Posse da CELS (Gestão 2019/2020)

“Uma escola que tem a CELS é uma escola diferente, que traz a voz dos alunos e valoriza a sua representatividade. Participar da equipe foi algo muito importante que aconteceu na minha vida e vou levar para sempre”. Foi assim que Luiza Mutschaewski, responsável pela Presidência da Comunidade Estudantil do La Salle Abel (CELS), Gestão 2018/2019, descreveu a presença do grupo no Colégio. O discurso da aluna da 2ª série do EM marcou, na última terça-feira (24), a solenidade de posse da nova chapa eleita, que assumirá a Comunidade Estudantil até 2020.

A CELS representa todo o corpo discente e media a sua relação com a coordenação e direção do Colégio, levando as demandas que são importantes para os alunos. Além disso, tem como finalidade organizar e realizar atividades esportivas, culturais e sociais. O grupo também promove uma cidadania consciente e participativa entre os estudantes, trazendo para discussão temas de interesse ou que auxiliam no estudo do conteúdo pedagógico, como por exemplo, a preparação para o vestibular.

O diretor do La Salle Abel, Ir. Jardelino Menegat, que presidiu a mesa de autoridades, acolheu o público de estudantes e familiares e refletiu sobre o papel que as funções da CELS tem na formação dos alunos. “Estamos vivendo um momento de aprendizagem para a vida, porque o exercício da liderança, que integra diversas outras funções dentro da sociedade, começa já na escola”, lembrou.

Em seguida, parabenizou e declarou empossada a nova equipe eleita, composta pela presidente Giovanna de Abreu (1ª série A - EM); pela vice-presidente Júlia Cavalcanti (9º ano C - EF); pelo secretário geral Marias Floriani (2ª série D – EM); pela 1ª tesoureira Maria Eduarda Guedes (2ª série C - EM); e pela 2ª tesoureira Isabela Oliveira (2ª série A – EM).

Os membros da Gestão 2019-2020 também receberam certificados de reconhecimento da mesa de autoridades, que, além do Ir. Jardelino e de Luiza Mutschaewski, contou com a presença do vice-diretor do La Salle Abel, Ir. Olir Facchinello; dos supervisores administrativo e educativo Alexandre Oliveira e Antonio Pina; dos coordenadores do Ensino Fundamental II e Médio, Leonardo Borba e André Gan; e do assessor da CELS e membro do Serviço de Pastoral Breno Marinho.

Além da função de mediar a relação dos alunos com a coordenação e a direção, a CELS também contribui para o desenvolvimento integral do sujeito. “A Comunidade Estudantil ajuda na formação dos alunos como um todo, através da questão política, de como se relacionar com o outro na realização das suas demandas e repensar os projetos que não dão certo. São esses fatos que ensinam”, aponta Breno Marinho. “É importante trabalhar com os estudantes a capacidade de se organizarem, trabalharem e lutarem pelo que acreditam”.

Clique aqui para acessar mais fotos da solenidade!

Por Maria Clara Araújo

Revisão: Camila Reis