18/02/2019

La Salle Abel abre as portas para Dia ANEC

No último sábado (16/02), tivemos a alegria de acolher, no Teatro Abel, educadores de colégios católicos de todo o estado do Rio de Janeiro!

No Dia ANEC de 2019, que contou com palestras, discussões e debates sobre temas atuais, os educadores tiveram a oportunidade de aprimorar sua formação humana e pedagógica de acordo com valores cristãos, além de trocar ideias e experiências com profissionais de outras escolas.

O encontro é realizado anualmente pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), uma organização que representa as instituições educacionais católicas do país e tem como objetivo promover uma educação de qualidade através de uma visão evangélico-libertadora. Para isso, assim como o La Salle Abel, tem como foco a formação integral do sujeito, considerando o papel deste na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

A mesa de autoridades do encontro foi composta por Elizabeth Landim, Coordenadora do Conselho; Padre Roberto, Conselheiro Nacional; Eleonora Martins, Conselheira do Ensino Superior; Irmão Oli Fachinello, Vice-diretor do Colégio La Salle Abel; Antonio Pina, Conselheiro de Educação Básica; Cristina Diniz, Conselheira de Educação Básica. Além da presença dos palestrantes Padre Murialdo Gasparet e a Professora Drª Marta Relvas.

Nesse sentido, a bióloga, psicopedagoga e membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Profª Marta Relvas, ministrou a palestra “Como o aluno aprende? – Educação e neurociência”. Para ela, as emoções são tão importantes no processo de aprendizagem como a cognição, pois, influenciado por aspectos biológicos, psicológicos, afetivos e sociais, cada estudante assimila o conteúdo de forma diferente. A neurociência focada na educação consiste em encontrar formas eficazes para que os alunos aprendam melhor através de estímulos que façam do estudo algo motivador.

Já o Pe. Murialdo Gasparet, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), falou sobre a Campanha da Fraternidade, iniciativa realizada há mais de 50 anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que coloca em discussão problemas e questões humanas e  socioeconômicas da atualidade. A Campanha de 2019 tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e como lema a citação “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

Após as palestras, uma mesa redonda, pode fortalecer o diálogo entre os temas trabalhados acima e questões dos educadores. Foram momentos de troca, que sem dúvida, poderão ser usados e trabalhados dentro de sala de aula.

Confira algumas fotos, clicando aqui.