15/11/2018

XII Festa do Livro

A entrada no mundo das letras é uma experiência cheia de novas descobertas, possibilidades e encantos. No processo da leitura e da escrita, cada indivíduo, além de produzir conhecimento, forma e transforma sua personalidade, seus sonhos, seu modo de se comunicar com o outro. E, para registrar esse grande passo na formação de 98 alunos do 1º ano (EF I), familiares, educadores e membros da família lassalista se reuniram no Teatro Abel, na noite de ontem, e participaram da 12ª edição da Festa do Livro.

No evento, que neste ano teve como tema “Magia e encanto: o mundo fantástico da literatura”, nossos pequenos leitores, escritores e artistas interpretaram histórias musicadas que retratam experiências do universo encantado. Com coreografias baseadas em narrativas como a de “A bruxinha que era boa”, peça de Maria Clara Machado, e de “O menino maluquinho”, de Ziraldo, os estudantes fizeram suas apresentações, arrancando aplausos de uma plateia atenta e orgulhosa.

Após a recitação do poema “A palavra mágica”, de Carlos Drummond de Andrade, cada estudante recebeu o seu livro, que foi elaborado com suas próprias ilustrações e composições textuais, desenvolvidas nas aulas de Redação.

Para ela, nesse processo de aprendizagem aula a aula, o aluno é o protagonista, o responsável pelo próprio fazer literário e pela construção do seu saber - protagonismo esse que vem sendo destacado nas últimas edições do evento. “Eles [os estudantes] se transformaram em agentes da Festa do Livro... Eles gostam, participam, fazem a própria Festa. Esse evento, assim como o Tecendo Textos, é um momento de promoção do aluno. Ele é o ator principal, o centro; todo o restante é cenário”, pontuou.

A cerimônia foi apresentada pela coordenadora do Ensino Fundamental I durante o ano letivo de 2018, profª Ana Claudia Perez, e contou ainda com um coro dos alunos, que, acompanhados pela profª Bhia Tabert, cantaram a música “Dia Especial”, de Tiago Iorc, para suas famílias. Além disso, para encerrar a noite com chave de ouro, os pequenos artistas fizeram uma merecida homenagem para as suas professoras.

Clique aqui para fazer o download das fotos