21/09/2018

Prêmio Aluno Perseverante 2018

Uma trajetória que merece ser reconhecida. A lembrança de cada bom momento que foi vivido durante uma jornada escolar de mais de 10 anos, e, ao mesmo tempo, a sensação de missão cumprida, de conclusão de uma etapa, rumo a um mundo repleto de novas possibilidades. Tudo isso resumido em um símbolo único: a “Canetinha de Ouro”.

A entrega desse presente é o ponto alto do Prêmio Perseverança, que aconteceu na noite desta quinta-feira (20), no Teatro Abel. A cerimônia, que está em sua 58º edição, homenageou 64 alunos concluintes do 3º ano do Ensino Médio e estudantes do La Salle Abel desde o 1º ano do Ensino Fundamental. A entrada dos perseverantes foi marcada pelos aplausos da animada plateia de familiares, amigos, educadores e colaboradores do La Salle Abel. Outra presença importante no evento foi a das primeiras professoras dos alunos, no ano de 2008, que também foram homenageadas. São elas: Patricia Rangel Petrone, Maria Isabel Machado Silva Alves, Márcia Pinto Da Cruz Silva, Larissa Fernandes Manhães, Ana Lucia Cardoso Simas e Tatiana Maria Lima Da Conceição.

A tradicional entrega das canetas douradas foi realizada pelo diretor do Colégio, Ir. Marcelo Piantkoski, acompanhado pelo vice-diretor, Ir. Olir Facchinello; pelo supervisor educativo, Antonio Pina; pelos coordenadores do EF I e EF II Ana Cláudia Perez e prof. Leonardo Borba, respectivamente; e pelo coordenador do Ensino Médio, prof. André Gan.

Já os alunos Davi Souza (3° ano B) e Gabriel Pequeno (3° ano A), representando todos os colegas, leram um depoimento relembrando os momentos marcantes que vivenciaram no La Salle Abel, as principais atividades que realizaram e as pessoas que passaram por suas vidas e deixaram saudade. Para dar continuidade ao clima de nostalgia, os presentes assistiram a um clipe com imagens de vários momentos dos perseverantes como alunos lassalistas. E como dizia a poetisa Adélia Prado, “o que a memória amou, ficou eterno!”.

O Prêmio Perseverança foi criado na década de 40, no Rio Grande do Sul, como parte das comemorações dos 40 anos da presença lassalista no Brasil. José Bina Machado, primeiro aluno da Rede La Salle no país, inspirou o projeto por causa de sua perseverança, pela qual se destacou na carreira militar até se tornar Marechal. Em 1960, o La Salle Abel também começou a realizar a premiação, que, na sua primeira edição, contou com a participação do próprio Machado.

Para fotos completas do evento, é só acessar aqui.