17/04/2018

Alunos criam HQs inspiradas pelo tema da CF 2018

As aulas de produção textual das turmas E, F e G do 6º ano tiveram um toque de criatividade e de dinamismo. Nos últimos dias, a professora Michele Vicente apresentou um gênero textual que muitos alunos conhecem bem: as histórias em quadrinhos (HQs).

A garotada trabalhou com o “Comics Heads”, um aplicativo que apresenta vários recursos utilizados nesse tipo de texto, como os cenários, os personagens, as onomatopeias e os balões. Com isso, eles aprenderam como é feita uma HQ.

O assunto das histórias foi inspirado pelo tema da Campanha da Fraternidade deste ano, que é “Fraternidade e superação da violência”. Os estudantes criaram tirinhas, retratando atitudes do seu cotidiano que poderiam ser consideradas violentas, tais como desrespeitar um colega ou falar de forma grosseira. Vale lembrar que o lema da CF é “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

Aprender a se expressar na língua materna é ponto essencial no processo de aprendizagem de qualquer pessoa. Da mesma forma, desenvolver a habilidade de utilizá-la em todos os quadros que estão presentes na vida cotidiana e que são importantes na construção da identidade pessoal.