19/03/2018

Eventos

Retiro da Catequese 2018

Retiro da Catequese 2018

A Eucaristia é o centro da vida da Igreja. É participando do sacrifício eucarístico que temos um encontro verdadeiro com Cristo, recebendo as graças para a nossa santificação. Nesse sentido, nos dias 03 e 17 de março, mais de 140 alunos das turmas da catequese dos anos de 2016 a 2018 participaram de um Retiro Eucarístico realizado pelo Serviço de Pastoral no prédio do Ensino Fundamental, com o objetivo de se prepararem para receber a Primeira Comunhão.

De acordo com o Prof. Delano Costa, coordenador de Pastoral, “o retiro é um momento de síntese de todo o itinerário vivido na catequese, um dia dedicado a retomar a caminhada e se preparar melhor para o grande dia. A ideia foi realizar tanto momentos de oração e de formação sobre os sacramentos como momentos lúdicos”.

O encontro foi marcado por momentos de espiritualidade, dinâmicas e por atividades com música e de descontração, como a gincana bíblica. Além disso, eles puderam aprender e refletir sobre os sete sacramentos e receberam a Confissão, sacramento essencial na preparação para comungar o Corpo de Cristo. Os participantes também assistiram a uma palestra com o tema “Eucaristia”, preparada pelo catequista José Nilton Júnior.

Após a Partilha do Pão e do Vinho, atividade que teve como objetivo relembrar a Santa Ceia instituída por Cristo, as crianças foram surpreendidas por um momento especial e marcante: o encontro com seus pais, que as esperavam com flores.

Por fim, o dia foi encerrado com um Momento dedicado à Virgem Maria, pois, como nos ensina São João Paulo II em sua carta encíclica “Ecclesia de Eucharistia” (nº 53), “se quisermos redescobrir toda a riqueza a relação íntima entre na Igreja e a Eucaristia, não podemos esquecer Maria, Mãe e modelo da Igreja”.

< voltar