01/12/2017

O processo de construir narrativas

Letra. Palavra. Frase. Pontuação. Escrever é um processo que exige dedicação, concentração, prática. Nessa evolução que é a aprendizagem, somos convidados a colocar, em um pedaço de papel, nossos sonhos, nossas histórias, nossas possibilidades de enxergar o mundo. Na última segunda-feira (27), os jovens e talentosos escritores do nosso colégio foram homenageados, junto a educadores e a familiares, no Teatro Abel. Esta foi a edição de 2017 do Tecendo Textos - projeto cujo público alvo é composto por alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todos os anos do Ensino Médio.

O diretor do La Salle Abel, Ir. Marcelo Piantkoski, agradeceu a presença de todos e parabenizou o empenho dos estudantes que tiveram suas composições selecionadas para integrar o livro do Tecendo Textos.

Em um momento de reflexão, o vice-diretor da escola, Ir. Olir Facchinello, falou sobre a importância do livro: “O livro é, sem dúvida, dentre as criações do homem, a mais benemérita, mais encantadora e sublime; é a alma da humanidade no seu constante e eterno evoluir; é a perpetuação das ideias e a imortalidade da história. O livro guarda nossa História, engrandece nossos sonhos e nossos ideais.”

Após os jovens autores serem chamados um a um para receber seus livros no palco, houve um sarau, em que um representante de cada turma leu seu texto, arrancando aplausos da orgulhosa plateia de pais, professores e familiares.

Em seguida, aconteceu também uma sessão de autógrafos no Centro Cultural La Salle, onde os presentes puderam comprar exemplares e tê-los assinados pelos alunos.

O Tecendo Textos está em sua sétima edição e é uma versão modernizada do Projeto Redação, que foi criado nos anos 90. Ao longo do ano letivo, os professores recolhem produções textuais que foram desenvolvidas como exercícios ou como avaliações para as disciplinas do colégio e enviam para uma banca examinadora. Esta, por sua vez, seleciona os três textos mais interessantes e bem elaborados de cada turma para compor o livro do projeto.

Clique aqui para fazer download das fotos do evento