18/03/2019

Aniversário do colégio, Produções do mês e Atividade de casa - EI

Prezados Pais e/ou Responsáveis,

No dia de hoje (15/03), enviamos as PRODUÇÕES INICIAIS de nossas crianças da EDUCAÇÃO INFANTIL LA SALLE ABEL, destacando algumas experiências próprias de FEVEREIRO e da fase especial do processo de INSERÇÃO.
Para valorizar momento tão significativo, propomos que a primeira ATIVIDADE DE CASA seja desenvolvida a partir da ANÁLISE DOS REGISTROS que estão no envelope do mês e na ênfase no ANIVERSÁRIO DO COLÉGIO, que está completando 64 anos.
Considerando que todos já principiaram a preparação para a vivência da rotina de atividade de casa, encaminhamos algumas outras dicas que poderão colaborar com a condução das famílias.
A criança deve ser protagonista da atividade de casa, mesmo que tenha necessidade de parceria e partilha com um adulto.
A atividade de casa precisa estar inserida na rotina da criança e de sua família, considerando horário, local e pessoa que ofertará apoio. Para lembrar, vivenciaremos a seguinte organização:

Creche III 
6ª feira
Pré I 
4ª feira e 6ª feira
Pré II 
2ª feira, 4ª feira e 6ª feira
  • O ambiente de produção da atividade de casa deve ser tranquilo, calmo e com os materiais necessários sugeridos.
  • O momento da atividade de casa precisa ser vivenciado com qualidade, permitindo que a criança compartilhe as vivências realizadas no espaço escolar e faça o aprofundamento delas a partir do uso do raciocínio, do espírito científico e da ampliação da linguagem oral ou escrita.
  • No caso da criança da Educação Infantil que ainda não possui pleno domínio da leitura e da escrita, o adulto deve assumir o papel de mediador de cada atividade de casa.
  • Durante a atividade de casa, a criança precisa ser respeitada em seu processo particular de aprendizagem com seus esforços e acertos.
  • Depois que a atividade de casa estiver finalizada, é importante a revisão junto com a criança como prática inerente a qualquer produção.
  • Torna-se fundamental que a família elogie cada proposta de atividade de casa, exaltando as intencionalidades do Colégio e valorizando os propósitos apresentados.

Mais uma vez, agradecemos a confiança das famílias e destacamos que cada um é importante na história do COLÉGIO LA SALLE ABEL. A festa é de todos nós!

 

Atenciosamente,
Coordenação Pedagógica da Educação Infantil