12/03/2018

Produções de fevereiro e atividades de casa - Educação Infantil

COMUNICADO

 

Niterói, 12 de março de 2018
 
Prezados Pais e/ou Responsáveis,
 
No dia de hoje (12/03), estamos enviando as produções iniciais de nossas crianças da Educação Infantil La Salle Abel, destacando o mês de fevereiro com as experiências próprias do processo de inserção.
Para valorizar momento tão especial de nossa trajetória, propomos que a primeira atividade de casa seja desenvolvida a partir da análise dos registros que estão no envelope do mês. Portanto, para que possamos começar bem, encaminhamos algumas dicas.

  • A atividade é da criança. Ela deve ser protagonista do processo de produção, mesmo que em parceria e mediante muita partilha com um adulto.
  • Garanta que a atividade de casa esteja inserida em uma rotina, algo normal no cotidiano da criança. Combine qual será o melhor horário, de acordo com a realidade familiar.
  • Tente proporcionar um ambiente de estudo tranquilo, calmo e com os materiais necessários (revistas e livros para pesquisas, lápis grafite, lápis de cor ou giz de cera, cola e tesoura).
  • Aproveite o momento da atividade como um tempo de qualidade entre você e a criança, compartilhando as vivências realizadas no espaço escolar e aprofundando-as.
  • Quando a atividade permitir reflexões, faça perguntas que levem a criança a buscar uma resposta que a ajude a exercitar o raciocínio e o espírito científico.
  • No caso da criança da Educação Infantil, que ainda não possui pleno domínio da leitura e da escrita, o adulto deve assumir o papel de mediador. Porém, sempre inserindo a criança no processo, desafiando-a e envolvendo-a.
  • Depois que a atividade estiver finalizada, revise-a junto com a criança como prática inerente a qualquer produção.
  • Pratique uma das formas de educação positiva. Elogie a proposta do Colégio e a experiência de aprendizagem da criança com seus esforços e acertos.
 
ATENÇÃO!

A partir da presente data, vivenciaremos a seguinte organização em relação a atividade de casa:
Creche III
6ª feira
Pré I
4ª feira e 6ª feira
Pré II
2ª feira, 4ª feira e 6ª feira
 
 
Atenciosamente,
Coordenação Pedagógica da Educação Infantil